"A Politician needs the ability to foretell what is going to happen tomorrow, next week, next month, and next year. And to have the ability afterwards to explain why it didn't happen" Winston Churchill

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

será inevitável?

esta é a segunda vez que participo num blog colectivo, algo que me agrada bastante, uma vez que, sempre considerei o debate de ideias, desde que feito com algum nível, algo extremamente enriquecedor. "fanático é quem não pode mudar de ideia e não quer mudar de assunto", esta frase de churchill deve ser tida em conta por todos os membros deste blog, porque só os muito pouco inteligentes não mudam de opinião.
chamo-me valter marques, tenho 24 anos, exerço o cargo de presidente de junta de freguesia de penhascoso, licenciado em comunicação social e frequento o mestrado de ciência política e relações internacionais, na universidade nova de lisboa.
estamos em plena campanha presidencial, de umas eleições que têm como grande questão saber se cavaco irá vencer à primeira volta, ou teremos uma segunda volta, onde aí as coisas serão discutidas taco a taco.
não sou daqueles que pensam que se cavaco não ganhar à primeira volta seria estar a adiar o inevitável. além de ser uma ideia muito pouco democrática, penso que a direita iria tremer bastante ao ver o seu imaculado candidato outra vez a votos. recordam-se da eleição freitas/soares?
mas hoje apetecia-me falar de cavaco. do cavaco que nunca tem dúvidas e raramente se engana. o senhor tem referido várias vezes que ele deve ser de novo eleito porque estamos a viver tempos conturbados e que "este não é tempo para experiências", uma vez que, o actual presidente da república é um economista bastante competente, logo nestes tempos mais difíceis é importante ter como chefe de estado uma intelligentsia em economia. não ponho em questão a credibilidade académica do senhor, os seus conhecimentos nessa área, mas pensem comigo, não foi ele que ocupava o lugar de chefe de estado, quando surgiu esta crise que arrasou a economia ocidental, nesta crise que destruiu milhões de empregos? de que nos valeu então a nós ter como presidente da república um supra sumo da economia? zero. cavaco silva tem que entender uma coisa muito simples. ele não governa (embora neste momento seja o líder da oposição, dessa oposição que não vence nas urnas e espera ansiosamente a entrada do FMI, como tábua de salvação do fosso em que se encontra, desde que esse senhor deixou a liderança do psd).
cavaco devia falar mais aos portugueses, a verdade que tanto apregoa nos outros, mas que não usa em sua própria casa. cavaco não comenta, não reage, é uma múmia, um túmulo. não gosto de ataques políticos, confundindo-os com ataques pessoais (recordo o caso edite estrela e não o bpn), nao gosto nada desta coisa chamada democracia, em que alguém é eleito e parece que não tem que responder perante o povo. é uma maçada, todos o sabemos, mas é assim a vida. cavaco pode ser eleito à primeira volta, mas isso acontece apenas por uma razão, porque estamos em portugal, um país de brandos costumes. ahh.. e não me venham falar em credibilidade e honestidade, para isso tenho o sócrates, que viu a sua vida virada do avesso, vasculhada até ao tutano e nunca se descobriu nada. pode ser também por vivermos em portugal, mas ele enfrenta, esclarece, expõe. meus amigos, só assim se descobre a verdade. cavaco tem muito a esconder e não deve ser só porque se é experiente numa matéria que se deve ser eleito presidente da república. ainda não lhe ouvi uma ideia (posso andar distraído), mas as pessoas não comem números. lembrem-se disso.

1 comentário: