"A Politician needs the ability to foretell what is going to happen tomorrow, next week, next month, and next year. And to have the ability afterwards to explain why it didn't happen" Winston Churchill

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Responsabilidade!

Constituição da República Portuguesa
Artigo 48º
2. Todos os cidadãos têm o direito de ser esclarecidos objectivamente sobre actos do Estado e demais entidades públicas e de ser informados pelo Governo e outras autoridades acerca da gestão dos assuntos públicos.

Artigo 49º
1. Têm direito de sufrágio todos os cidadãos maiores de dezoito anos, ressalvadas as incapacidades previstas na lei geral.
2. O exercício do direito de sufrágio é pessoal e constitui um dever cívico.

Passou já uma semana desde as eleições presidenciais, e após a violação do artigo 49º, estou a ver violado também o artigo 48º! Será que estão a dar tempo para que o povo se esqueça? Na minha humilde opinião essas cerca de 43 mil pessoas não irão esquecer tão cedo, e irão reivindicar os seus direitos...
Desde então, muito se fala na demissão ou em responsabilidade política ao Ministro da Administração Interna Rui Pereira. Um gesto de incompetência, que impediu muitos de votar, e defendido pelo governo aos ataques da oposição, chamando a isso populismo...
A meu ver, este erro, não pode passar impune, um acto que descredibiliza cada vez mais a política aos olhos da população, muito mais grave que os corninhos de Manuel Pinho.
Um homem que não consegue fazer o seu trabalho, não deve continuar, ainda para mais tratando-se do que se trata!
Se foi herói na Cimeira da Nato, por nada ter acontecido de mal (excepto uns milhões em blindados), agora tem de ser vilão! Um homem não pode por em causa a democracia de um país e sair impune!
Alguém que faz da nossa democracia, uma má democracia, como disse Cavaco Silva "A qualidade da nossa democracia também se constrói criando condições para o exercício efectivo do direito de voto."
Após o director-geral da Administração Interna, Paulo Machado, e o director-geral da Administração Eleitoral, Jorge Miguéis, terem apresentado a demissão, algo tem de ser feito a quem manda... Ou saem todos, ou não sai nenhum, o trabalho não é feito só por alguns... Ou é?

Para mim as desculpas não se pedem, evitam-se!

2 comentários:

  1. Responsabilidade a quem de direito. Director-Geral da Administração Interna e director-geral da Administração Eleitoral pediram a demissão do cargo. Não são todos iguais, nem todos têm as mesmas funções e, já que se anda à procura de culpados, pelos vistos, ei-los.

    ResponderEliminar
  2. Então quando se louva um Ministro pelo seu trabalho, talvez se deva louvar antes os directores-gerais... O trabalho não é feito só por uma pessoa... Muito menos uma tarefa destas!

    ResponderEliminar