"A Politician needs the ability to foretell what is going to happen tomorrow, next week, next month, and next year. And to have the ability afterwards to explain why it didn't happen" Winston Churchill

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Extremismos inúteis

PCP e Bloco de Esquerda faltam a reuniões com o FMI. Recusam-se a negociar e consideram a ajuda externa inoportuna e desnecessária. Jerónimo de Sousa fala mesmo em "abdicação e submissão nacional".

Estes dois partidos esquecem-se que foram preponderantes na entrada do FMI em Portugal, ao votarem contra o PEC IV e serem responsáveis pela crise política que tornou a intervenção do Fundo Monetário Internacional inevitável. Se não estão dispostos a lidar com o FMI, se a oposição a este fundo é tão firme, então que tivessem medido as consequências das suas decisões parlamentares.

Por outro lado, esta atitude espelha na perfeição o fraco sentido de responsabilidade destes partidos e permite às autoridades internacionais tirar algumas conclusões sobre as razões que levaram a esta intervenção.

Também eu acho a entrada do FMI um forte ataque à nossa independência. Também o governo o considera. Mas, perante a realidade, há que reunir esforços no sentido de tornar as negociações proveitosas para o país, em vez de ficar agarrado a posições ideológicas inflexíveis e impraticáveis

2 comentários: